SANDRA OLIVEIRA - ESTETICISTA, CABELEIREIRA E PERSONAL CARE VALMARI

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."

Barbara Pletcher

08/04/2010

MEDO DE ENVELHECER




O segredo do saber envelhecer é conservar a autoestima, continuando a ser interessante para si próprio e para os outros. Portanto, o receio sobre a passagem do tempo pede que aprendamos a lidar com a nossa própria natureza. "Todos envelheceremos. A única alternativa ao envelhecimento é morrer jovem, o que não é, assim, uma grande opção", finaliza a especialista.

Dicas para envelhecer bem-resolvida


A psicóloga Mariuza Pregnolato preparou algumas dicas para ajudar neste processo. Segundo a especialista, nossa identidade é dinâmica e vai se construindo ao longo da vida, a partir das experiências em nosso universo relacional e nossa auto-imagem vai se reatualizando o tempo todo. "Se estou habituada a ver no olhar do outro admiração pela minha aparência e a partir de um certo momento observo indiferença ou descaso, começo a perceber que já não sou tão bonita e atraente quanto antes", diz.


Paralelamente a essa percepção, vêm também os sintomas iniciais do envelhecimento, como certas dores e problemas de saúde antes inexistentes. "Encare como um novo e maravilhoso desafio, inspirando-se em mulheres maravilhosas que, idosas e atuantes, conquistaram o seu respeito e admiração. Torne-se orgulhosa do trabalho que faz consigo mesma, tornando-se a sua própria obra-prima dessa arte que é viver", aconselha a psicóloga que dá outras dicas:


- Busque ser feliz em qualquer idade que esteja e você se acostumará a descobrir sempre um jeito de estar bem. À medida que as dificuldades vão surgindo, encare-as de frente e busque solucioná-las. Se não consegue sozinha, peça ajuda, mas nunca finja que um problema não existe. Questões mal-resolvidas crescem feito fermento e um dia vão deixar você mal. Evite isso lidando com cada pequena questão quando ela surge. Ser feliz é uma escolha pessoal.


- Conviva com pessoas de todas as idades, mas sempre escolha aquelas cuja companhia lhe faz bem. Fuja dos chatos, reclamões e negativos, tenham eles que idade for.


- Sempre haverá pessoas que acharão você linda, mas o mais importante de tudo é que você se veja bonita. Então, capriche no sorriso, nos cuidados que fazem sentido para você, deixe seu bem-estar interior irradiar através dos seus olhos. Olhe-se no espelho e goste do que vê.


- Faça atividade física, novos amigos, novas atividades, novos aprendizados, sempre. Durma bem, alimente-se de modo saudável e cultive sua curiosidade em relação a tudo. Descubra algo novo todo dia.

por Carolina Mouta | 02/04/2010 - www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário