SANDRA OLIVEIRA

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."

Barbara Pletcher

04/08/2010

Preenchimento facial



Especialista tira dúvidas sobre o tratamento

O que é? Para quem é indicado? A aplicação causa dor? Convocamos o dermatologista Alexandre Leon para tirar essas e outras dúvidas comuns de quem ainda está na dúvida sobre o tratamento.

O que é o preenchimento e para que é indicado?
O preenchimento facial é um procedimento dermatológico, no qual são injetadas na pele substâncias maleáveis. Estas substâncias têm a função de atenuar rugas, aumentar o volume dos lábios, melhorar os sulcos que se formam com a idade e corrigir algumas imperfeições do rosto, melhorando a aparência de cicatrizes, por exemplo.


Existem vários tipos?
Existem vários tipos de substâncias que têm a função de preenchimento. Algumas, no entanto, não tem aprovação da Anvisa e vou falar apenas das aprovadas. Basicamente se dividem em preenchimentos temporários e definitivos. Entre os temporários, o mais usado é o ácido hialurônico. É um dos componentes naturais da derme, é encontrado em diferentes concentrações, sendo que a menor concentração é para correções mais delicadas (rugas finas), médias (lábios) e alta (sulcos profundos). Dura em média seis meses. Entre os definitivos, o mais conhecido é o Metacrilato, que é usado para correções de imperfeições maiores, pois é menos maleável. Ele é usado, por exemplo, nos casos de HIV para preencher as bochechas que desaparecem com o coquetel de remédios. Existem também injeções de gordura da própria pessoa, que geralmente é removida na região dos joelhos (mais comum), nádega e barriga.

Para quem ele é indicado e em que partes do corpo/rosto é pode ser aplicado?
Pode ser injetado em qualquer parte do rosto quando se deseja mudança do formato. Por exemplo, no aumento de volume e contorno das maçãs, nariz, queixo e lábios. Em rugas de um modo geral. E bochechas no caso de HIV. No Preenchimento corporal deve ser utilizado preenchedores definitivos, mas seu uso não é muito comum, eu, por exemplo, desaconselho.

Tem alguma contra indicação ou efeito colateral?
Geralmente a única contra indicação são problemas de coagulação (pelo risco de hematomas). Além disso, a tolerância ao procedimento, porque a aplicação é dolorida. Podem ser feitos diversos tipos de anestesia, desde tópica (EMLA, Dermomax) até bloqueios regionais (para preencher o lábio, faz-se a anestesia do dentista).

Mas o principal efeito colateral mesmo é a infecção, que pode ser perigosa, quando não se usam substâncias esterilizadas, seguindo o rigor da antissepsia. E os hematomas podem aparecer porque a aplicação atinge vasos sanguíneos da região.

Como é exatamente o procedimento?
O procedimento é simples. Basicamente se injeta a substância na região a ser tratada, após anestesia do local. O efeito é imediato e o paciente e o médico podem juntos julgar na hora o volume a ser injetado.

E o preço médio de uma aplicação?
Custo em torno de 1.200 reais por cada 1 mL injetado. O preço varia com o tipo de preenchedor e com o volume necessário. Não há limite para tratamento na face. Em geral se usa entre 1 e 3 mL.

Para cada lugar que o senhor vai preencher é feita somente uma aplicação ou podem ter casos em que são feitas várias até chegar a forma ideal?
Depende da experiência do médico e também do desejo do paciente. Como o efeito é imediato, geralmente se faz em uma única aplicação. O que acontece com frequência é do paciente gostar tanto do resultado e querer aumentar o volume da região no retorno em 7 a 15 dias.

Qual é o preenchimento mais procurado?
O mais procurado é dos sulcos (bigode chinês) e dos lábios.

O senhor ouviu falar do preenchimento feito com o sangue da própria pessoa?
É bem possível que isso seja feito, mas acredito que seu efeito dure pouco tempo. E o risco de infecção é sempre maior quando se tira gordura ou sangue de um lugar e se aplica em outro. A melhor opção é comprar o preenchedor esterilizado.


Serviço
Dr. Alexandre Leon
Dermatologia e Oncologia Cutânea
http://suapele.terra.com.br/interna.php?id_conteudo=167&pagina=6

Um comentário:

  1. para contorno das maçãs, quanto a duração da aplicação seria qual?

    ResponderExcluir