SANDRA OLIVEIRA

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."

Barbara Pletcher

06/03/2010

Sobre o IMC

O índice de Massa Corporal (IMC) é um dos principais métodos de avaliação sobre as condições de peso de um indivíduo.

Aceito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Índice de Massa Corporal possui algumas restrições de uso, não sendo indicado para avaliação nos seguintes grupos:
- crianças
- idosos
- pessoas musculosas

Além destas restrições, o IMC possui critérios diferenciados para avaliação de determinados grupos étnicos, dentre os quais as pessoas de origem asiática.

Desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX, o cálculo de IMC rapidamente se disseminou entre as comunidades científicas de todo o mundo, sendo largamente utilizado até os dias de hoje. Dentre as suas principais vantagens, destaca-se a facilidade de aplicação, visto que o índice é calculado de forma bastante simples, dividindo-se o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

É importante frisar que o Índice de Massa Corporal é apenas um método preliminar de verificação das condições de peso de uma pessoa, devendo – a critério médico – ser complementado com outros exames, como bioimpedância ou medida das dobras cutâneas.

Fonte: http://www.indicedemassacorporal.com/indice-de-massa-corporal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário