SANDRA OLIVEIRA

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."

Barbara Pletcher

04/08/2010

Tratamentos mais Indicados para a Pele Negra


Pérola negra

As particularidades e tratamentos mais indicados para a pele negra

A pele negra costuma ser invejada por demorar mais para envelhecer, mas você sabe por que ela tem essa característica? Segundo a dermatologista Carolina Ferolla, ela “possui um estrato córneo mais compacto e grosso do que as outras peles, pois contém um número maior de camadas de células, o que lhe confere mais resistência”.

Mas nem tudo é vantagem. A pele negra também tem seus problemas e um bem comum é a maior produção de sebo na face e nos braços. “Além disso, esse tipo de pele apresenta um aumento no calibre dos vasos sanguíneos e linfáticos, maior perda de água transepidérmica após irritação e um grau mais alto de sensibilidade a agentes irritantes”, completa a médica.

A boa notícia é que é possível achar um ponto de equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens e desfilar por aí com a cútis linda. Confira!

Limpeza
No dia a dia, ela pode ser feita com uma loção de limpeza ou um sabonete líquido suave. Os produtos que têm em sua formulação princípios ativos com propriedade desengordurantes são os mais indicados. Bons exemplos: extrato de hamamélis, óleo de melaleuca e sálvia.

Tonificação
“Após a limpeza, é indicado o uso de um tônico adstringente suave para retirar o excesso de óleo da superfície da pele. Um dos princípios ativos mais utilizados nesse tipo de formulação é o mentol, que proporciona à pele uma sensação de limpeza e frescor”, ensina a doutora Carolina.

Hidratação
Por apresentar ressecamente excessivo, a hidratação é de extrema importância para a pele negra, que se não tratada corretamente pode ficar com uma tonalidade acinzentada e com lesões esbranquiçadas no rosto. “Como na pele negra há maior secreção de ácidos graxos, não há necessidade de se utilizar produtos oleosos, sen­do recomendados produtos elaborados com bases como gel, gel-creme ou emulsão leve”, diz a especialista. Os princípios ativos mais recomendados são os que possuem alta capacidade de hidratação, como ceramidas, PCA-Na, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ácido lático, óleo de gérmen de trigo e óleo de semente de uva.

Fotoproteção
Além da falta de hidratação, o Sol também pode ocasionar as manchinhas brancas no rosto. Sem contar que a exposição excessiva a ele também pode deixar a pele negra mais áspera e ressecada. Por isso, o uso do filtro solar é indispensável como em qualquer outro tipo de pele. O fator deve ser no mínimo 15.

Cuidados Complementares
Se por um lado o fato de ser mais espessa faz com que a pele negra seja mais resistente a agressões externas, por outro essa mesma característica faz com que reduza a capacidade de absorção, dificultando a penetração dos princípios ativos presentes nos hidratantes. Uma boa saída é apostar da esfoliação, que remove as células mortas da superfície da camada córnea, tornando a pele mais fina e macia e otimizando a absorção dos ativos. Os produtos mais indicados são os que contêm grânulos de polietileno ou de sementes de frutas, além dos esfoliante.


“Altas concentrações de ácidos como o glicólico e o retinóico devem ser evitadas, pois podem provocar discromias na pele negra, levando a manchas esbranquiçadas nas áreas onde a pele é mais fina, como na maçã do rosto. Já nas áreas onde a pele é mais espessa, como área lateral da face, eles apresentam baixa atividade. No caso da necessidade do uso de ácidos, são indicados a tretinoína, o ácido salicílico, o ácido glicólico, o ácido ascórbico, e o ácido málico, desde que em concentrações baixas e sempre à noite”, completa a médica.

Fonte:http://suapele.terra.com.br/interna.php?id_conteudo=175&pagina=3

Um comentário:

  1. adorei as informações da postagem, aprendi os principais cuidados com a pele negra bem como as vantagens (menor a taxa de envelhecimento precoce, rugas e celulite)
    muito obrigado.

    ResponderExcluir