SANDRA OLIVEIRA

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."

Barbara Pletcher

21/07/2010

Cuidados com os lábios

Dermatologista dá dicas e receitas para você manter seus lábios bonitos e hidratados

A primeira coisa que chama a atenção é o rosto. E, no rosto, lábios saudavelmente carnudos e rosados são uma atração para o olhar. Eles são a parte mais sensível do corpo e requerem cuidados especiais. Lábios ressecados, rachados e sem vida são sinônimo de um rosto pálido e sem atratividade.

Para tratar adequadamente os lábios, a dermatologista Mônica Carvalho dá algumas dicas:

Lábios rachados - Existem pessoas que têm uma tendência a ter lábios secos, outras estão fazendo uso de medicamentos que ressecam a pele, como a isotretinoina (roacutan), ou ainda, têm o hábito de ficar puxando a pele dos lábios com os dentes e isso, além de machucar, vira um ciclo vicioso (resseca/machuca).

Para hidratar os lábios, a ingestão de água é fundamental. Temos também vários hidratantes, desde a manteiga de cacau, a cera de abelhas, os óleos naturais, como óleo de framboesa, óleo de maracujá e géis, que são bastante eficientes.

Estes cremes e batons hidratantes podem ser usados várias vezes ao dia e por cima deles pode ser usado o batom comum. Há no mercado algumas opções de hidratantes labiais. Quando estiver exposta ao sol use protetores solar com filtro solar.

Lábios brilhantes - Lábios brilhantes são o sinônimo de hidratação. Cosméticos também ajudam a nutrir e a embelezar.

Aumento dos lábios -O DensiSkin, princípio ativo de última geração, que pode ser manipulado nas farmácias em gloss labial, é o primeiro e revolucionário BIO-ATIVO de alta tecnologia com o conceito exclusivo de "Dermo Relax". Pode auxiliar no aumento do volume dos lábios porque ativa a síntese das Bio-Moléculas responsáveis pelo efeito "plumping" com o uso contínuo e estimula o colágeno.

É uma composição única de "Moléculas Inovadoras" com ação integrada Dermo - Funcional; o primeiro Complexo Bio-Ativo desenvolvido através da mais avançada tecnologia baseada na nova tendência Internacional. O Densiskin reativa o metabolismo celular e estimula a Síntese de Biomoléculas e elementos-âncora da junção Dermo-Epidérmica responsáveis pelo aumento da densidade da pele.

Mesmo com o avanço das técnicas e dos produtos, muitas pessoas que gostariam de aumentar os lábios tem receio do preenchimento. Mas, o preenchimento com ácido hialurônico, em 2 etapas, dá um ótimo resultado. "Faço uma aplicação e se a pessoa quiser em 15 dias dou um retoque. Desta maneira, não há risco de ficar exagerado", explica Dra. Mônica. É comum ocorrer inchaço e vermelhidão no local por alguns dias, e podem ser necessárias duas sessões do tratamento, de acordo com o tamanho dos lábios que se quer obter.

Em casa, pode ser utilizado o Epiderfill, princípio ativo incorporado em produtos manipulados pelo médico, que consiste de ácido hialurônico de baixo peso em nanosferas. O Epiderfill promove o aumento labial por atrair água para o local. O produto pode ser usado diariamente.

* Deve-se realizar uma esfoliação com sabonetes esfoliantes delicados (esferas finas), uma vez por semana, para eliminação de células mortas e facilitar a penetração dos hidratantes.
* Em primeiro lugar, use protetor labial ou um batom com proteção constantemente, em qualquer estação do ano.
* Inclua na alimentação muitas frutas e verduras ricas em vitaminas.
* Beba no mínimo dois litros de água diariamente.

Dra. Mônica F. Carvalho Nakatsubo
Dermatologista pela UNIFESP.
Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário