SANDRA OLIVEIRA

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la."

Barbara Pletcher

24/07/2010

Plataforma Vibratória


O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 30 anos, na antiga União Soviética (atual Rússia, Ucrânia e outros países), para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com o uso diário por 10 minutos eles conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, enquanto os astronautas americanos conseguiam no máximo 120 dias, quando retornavam a Terra com graves problemas musculares e ósseos. A primeira aplicação, portanto, foi no tratamento da osteoporose.

Em seguida, ainda na União Soviética, começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após atividades físicas.

Como Funciona a Plataforma Vibratória:

O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas.
Com a vibração, consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem esforço. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar a gordura corporal.

As plataformas vibratórias não devem ser confundidas com a ginástica passiva nem com os eletros-estimuladores, já que os princípios em que se baseiam e a tecnologia utilizada são completamente distintos.

Indicação:

Qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física pode utilizar a plataforma vibratória. Não existe nenhuma contra-indicação ao seu uso.

É importante destacar que o uso da plataforma evita completamente os movimentos bruscos e possíveis traumas, como os provenientes de atividades físicas com aparelhos, em academias ou ao ar livre.

A plataforma vibratória é uma excelente maneira de exercitar-se saudavelmente, sem esforços, mas com resultados espetaculares.

Vejam os benefícios da plataforma vibratória:

Na estética:

Redução de gordura corporal
Massagem e relaxamento
Combate a celulite
Drenagem linfática
Estimulação do intestino
Firmeza da Pele
Aumento da densidade muscular
Aumento do metabolismo

No organismo em geral:

Reduz gordura visceral e subcutânea
Melhora tônus muscular
Aumenta densidade óssea
Reduz colesterol e excesso de gordura no corpo
Fortalece as articulações
Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal
Aumenta força muscular

Como ocorre o fortalecimento dos músculos com o uso da plataforma vibratória:

Quando o usuário é submetido a uma vibração de 36 Hz, seus músculos se contraem e relaxam 36 vezes por segundo em uma reação involuntária, enquanto sustenta uma carga equivalente a 3,9 vezes o peso do seu corpo.

A Plataforma Vibratória tem sido usada também por atletas profissionais como um treinamento suplementar e alternativo.

Pessoas idosas incapacitadas para exercícios com pesos ou aeróbicas, têm na Plataforma Vibratória uma solução simples para prevenir a perda muscular relacionada à idade, melhorando a flexibilidade, o fluxo sanguíneo por todo o corpo com importante ganho em bem estar e qualidade de vida.

Como se dá a redução da gordura e celulite:

A vibração desenvolve os tecidos musculares e promove o aumento do metabolismo, resultando em uma maior queima calórica.

Proporciona uma melhora na drenagem linfática e aumento da circulação sanguínea, tornando o exercício vibratório um importante promotor de perda de gordura, com efeitos também benéficos contra a celulite.

Saúde e bem estar:

Mais do que um simples equipamento para exercício e reabilitação, a Plataforma Vibratória oferece a capacidade de relaxamento de todo o corpo, reduzindo o efeito do stress. O tipo de vibração utilizada reduz os níveis de cortizol no organismo enquanto aumenta a liberação de hormônios como a serotonina e GH.

Outros efeitos importantes do exercício vibratório incluem a redução do colesterol, fortalecimento dos ossos e estimulação do funcionamento do intestino.

Medicina e Reabilitação:
Osteoporose e Artrose
Problemas circulatórios
Tratamento de dor e rigidez das articulações
Tratamento de varizes
Melhora do senso de equilíbrio
Fisioterapia
Recuperação de acidentes e contusões

Restrições:

Este equipamento não deve ser utilizado por pessoas que por sua condição física estejam inaptas para o exercício físico, ou seja, nas seguintes situações:

Portadores de marca passo
Crianças menores de oito anos
Mulheres grávidas
Mulheres com DIU recentemente implantado
Pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas
Portadores de tumores
Pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa
Epiléticos
Portadores de próteses no joelho, bacia ou de pinos metálicos
Portadores de hérnia de disco grave

Plataforma vibratória ajuda a reduzir gordura corporal, diz estudo.
Roedores submetidos à vibração rápida e pequena perderam até 30% da massa adiposa. Cientistas acreditam que técnica impede multiplicação de células gordurosas.

Aparentemente, é o sonho de qualquer pessoa desesperada por um corpo malhado: perder gordura e ganhar massa muscular com esforço zero, simplesmente ficando em cima de uma plataforma vibratória. Pode soar como ficção científica, mas funcionou — em camundongos. É o que relata um grupo de pesquisadores americanos, que usou a vibração da plataforma como uma espécie de substituto de baixa intensidade dos exercícios físicos.

A equipe coordenada por Clinton Rubin, da Universidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar a influência desses estímulos “imitadores” do exercício real no desenvolvimento do corpo, porque há indícios de que não apenas o movimento de alta intensidade é capaz de queimar gordura.

Só havia um jeito de descobrir — e lá foram os camundongos de laboratório para cima de uma plataforma especificamente projetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitude muito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro — na prática, um leve zumbido, que os bichos tinham de agüentar por apenas 15 minutos por dia.

O mais impressionante é que deu certo. A gordura do tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena redução geral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feito para tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadores observaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de células adiposas (de gordura) no organismo.

Fonte:http://www.esteticalume.com.br/tratamentos-corporais/plataforma-vibratoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário